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Teatro Municipal de Londrina


Uma grande praça e uma caixa de luz: o projeto consiste basicamente destes dois elementos. A praça é antes de tudo um espaço público urbano, mas também se presta a preparar a perspectiva do edifício do teatro, por natureza monumental, auto referenciado, qualificador, novo marco referencial da cidade de Londrina, ao mesmo tempo monolítico e imaterial em função de sua geometria e textura.

Diretrizes

O projeto desenvolve-se linearmente segundo um eixo paralelo à fronteira norte do terreno, reservando uma via de serviço junto a esta divisa. O desenvolvimento do programa acompanha este eixo segundo as dimensões dos elementos do programa e oferecendo suas áreas de acesso público (saguão, foyers e plateias) para a praça e para a Rua Attílio Octávio Bizato, claramente vocacionada para os acessos principais. Esta concepção permite a perfeita comunicabilidade entre as caixas e sua infraestrutura de acesso, carga e descarga e funcionalidade, permitindo simultaneidade e reversibilidade de todo o setor de bastidores e contra-regragem. Acessos de pedestres e automóveis também são possíveis através da rua projetada (B), visando sua viabilidade futura.

As duas salas de Teatro Italiano definem um volume principal, tendo entre elas um volume em 4 pavimentos contendo as áreas funcionais do conjunto: Áreas Técnicas, Camarins, Salas Didáticas e Setor Administrativo. A “Black Box” constitui um volume anexo sem, no entanto, destacar-se do eixo funcional que conecta todas as salas. A biblioteca situa-se no nível do saguão anexa ‘a caixa preta, e está dotada de um jardim rebaixado exclusivo.

A partir da praça o projeto desenha dois níveis de circulação de público: o primeiro na cota 555,00 para acesso geral ao complexo e outro na cota 558,00 para os espaços de Foyer. O volume principal define-se como um elemento translúcido, desenhado a partir de uma forma prismática elementar, que recebe subtrações geométricas de forma a acompanhar a volumetria natural dos elementos do programa e prover um espaço interno de escala monumental. O volume derivado desta ação se adequa ‘a escala necessária para um conjunto arquitetônico desta dimensão. Dois níveis de garagem, um subsolo e um externo fornecem as vagas demandadas, estabelecidos praticamente em suas cotas naturais de modo a acessar o saguão em nível e permitir um movimento de terra praticamente nulo.

Salas de Espetáculo

As salas foram projetadas para abrigar confortavelmente o público solicitado pelo edital. Estão dotadas de todos os equipamentos e cabines necessárias para qualquer tipo de espetáculo. As plateias têm inclinações que permitem a perfeita visibilidade de qualquer ponto. As salas têm altura e larguras ótimas e receberam tratamentos de piso, teto e paredes visando atender aos conceitos clássicos de acústica quanto a controle e isolamento, e condições de boa acústica quanto a silêncio, boa distribuição do som, nível sonoro adequado e satisfatório tempo de reverberação. A “Black Box” tem projeto específico que visa garantir sua flexibilidade de uso.

Construção

Edifício a ser construído predominantemente em estrutura de concreto e alvenaria, com exceção da cobertura e fechamento principal e das estruturas superiores das salas de espetáculo em estrutura de aço. A cobertura principal é composta de treliças de aço e fechamento de materiais isolantes termoacústicos de translucidez controlada. A cobertura apoia-se parcialmente na estrutura de concreto das salas mantendo sua independência em relação a estas. Caixilhos e vidro foram utilizados com grande economia, somente fachada de acesso (Sul) é dotada deste recurso em maior. O projeto ainda reserva um elenco de materiais de grande resistência, durabilidade e economia. Os elementos do paisagismo visam uma praça de grandes dimensões e sem obstáculos.


Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Teatro Municipal de Londrina

Local: Londrina, PR
Ano: 2007
Área do Terreno: 19. 893m²
Área do Projeto: 15.982m²

Autores:
Daniel Corsi
Dani Hirano
Mario Biselli
André Sauaia
Laura Paes Barreto Pardo
Taís Cristina Silva

Colaboradores:
Ana Carolina Mendes, Cassia Lopes Moral, Cassio Oba


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